terça-feira, 16 de setembro de 2008

Poder

O triste valor da vida,
Cunhado e marcado pelo poder.
Numa disputa desleal,
Onde o bem e o mal
Firmam-se em pontos de vista
Absurdamente individualistas.

Humanos, egoístas desmedidos,
Disfarçados, enrustidos
Nas sombras da ética e da moral.
Conceitos de âmbito universal,
A melhor forma de repressão,
Desperta o medo
E impulsiona a falsidade,
A briga pela verdade singular.

Nas pessoas,
O cansaço estampado,
Os ombros curvados
E a cabeça baixa.
A expressão de angustia e medo
Entrelaçada entre sorrisos
E lagrimas escondidas.

Um poder abstrato e influente,
Eis o poder da mente.

D.Diogo Klock

18 comentários:

Anônimo disse...

A meu ver isso não é um poema, e sim um texto escrito na vertical. Poesia exige um trabalho estético diferente e muito trabalhoso, que inclui noções de ritmo, métrica, metáforas, algo que nesse seu texto não há. Seria melhor se você escrevesse textos em prosa para colocar suas idéias. Desculpa a franqueza.

(Angústia tem acento)

Anônimo disse...

E desculpa pelo "trabalho trabalhoso", redudância, mas que até caiu bem no contexto.

Anônimo disse...

Bah... reduNdância

Amandynha disse...

Legal o texto... Gostei das ideias que vc colocou... =))
Ah seu blog é bem legal tbm!!!

Amanda
www.insanarealidade.blogger.com.br

D. Diogo Klock disse...

Em resposta ao "DC"...
penso q vc não seja poeta...
e não tenha conhecimento o suficiente para tal comentario..
desculpe-me pelo erro em "angústia" vou reclamar com a correção automática do word...
vou vou perder meu tempo te explicando, por isso copiei...


"Na Grécia antiga a poesia o que foi a forma predominante de literatura. Os três gêneros (lírico, dramático e épico) eram escritos em forma de poesia. A narrativa, entretanto, foi tomando importância, ficando a poesia mais relacionada com o gênero lírico. Ainda hoje é feita esta associação entre poema, sentimentos e rimas.

A poesia tinha uma forma fixa: seus versos eram metrificados, isto é, observavam os acentos, a contagem silábica, o ritmo e as rimas. A contagem silábica dos versos foi sempre muito valorizada até ao início do século XX quando a obra que não se encaixasse nas normas de metrificação não era considerada poesia. Isto mudou com a influência do Modernismo- movimento cultural, surgido na Europa que buscava ruptura com o classicismo. Atualmente o ritmo dos versos foi liberado e temos os chamados "versos livres" que não seguem nenhuma métrica. Na Grécia antiga a poesia o que foi a forma predominante de literatura. Os três gêneros (lírico, dramático e épico) eram escritos em forma de poesia. A narrativa, entretanto, foi tomando importância, ficando a poesia mais relacionada com o gênero lírico. Ainda hoje é feita esta associação entre poema, sentimentos e rimas.

A poesia tinha uma forma fixa: seus versos eram metrificados, isto é, observavam os acentos, a contagem silábica, o ritmo e as rimas. A contagem silábica dos versos foi sempre muito valorizada até ao início do século XX quando a obra que não se encaixasse nas normas de metrificação não era considerada poesia. Isto mudou com a influência do Modernismo- movimento cultural, surgido na Europa que buscava ruptura com o classicismo. Atualmente o ritmo dos versos foi liberado e temos os chamados "versos livres" que não seguem nenhuma métrica."
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Poema

"Versos livres são versos que não possuem restrição Métrica, nem em rima ou nas estrofes.
São versos introduzidos pelo modernismo e não se baseiam em critérios predefinidos, mas em decisões que o poeta toma intuitivamente ou em normas por ele criadas."
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Verso_livre

antes de sair por ai dando seus comentarios sujos... procure adquirir mais conhecimento...

e não te perdoo pela sua franqueza... mas te perdoo pela sua ignorancia....

*corrija meu comentario ele está cheio de erros pra vc passar tempo...

Fernando Graça disse...

o grand finale é extraordinário.

abs,
fernando
http://neo-bio-blog.blogspot.com/

' נємίммα мєиdoиçα ' disse...

Aiiiin, já tava sentindo sua falta!! Oxii , pq some assim ?? rsrs... Briigadiinha pelo selo!
Adorooo vc! :P

Anônimo disse...

Não é porque é "verso livre" que você pode escrever qualquer frase uma embaixo da outra e pronto: fez um poema. Mesmo o poema em verso livre precisa, sim, de ritmo. Aliás, o verso livre é ainda mais trabalhoso e difícil de se compor, pois não conta com o aparato da métrica. Engana-se quem pensa que a poesia moderna e contemporânea é um briquedinho que qualquer um pode jogar.
E dispenso suas informações da Wikipedia: sou formado em Letras e pós-graduado em Literatura.

Anônimo disse...

Dica: leia a poeta Ana Cristina Cesar e veja o que são "versos livres".

D. Diogo Klock disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
D. Diogo Klock disse...

na boa meu...
"sou formado em Letras e pós-graduado em Literatura."
valor simbólico pra cima de mim!?
hahaha... pouco me importa no que vc é formado... não to com saco pra debater...
continue com seu estruturalismo arcaico e eu continuo transmitindo minhas mensagens de uma forma agradavel que as pessoas titulam "poesia", essa é minha arte... tocar a alma das pessoas, fazer elas sentirem e refletirem... e se eu consigo, estou satisfeito, se me chamam de poeta, eu aceito...

Anônimo disse...

"não to com saco pra debater..."

Claro que não, pois não tem argumento...

"continue com seu estruturalismo arcaico "

Quem não tem argumentação sempre vem com esse tipo de conversa.

"e eu continuo transmitindo minhas mensagens de uma forma agradavel que as pessoas titulam "poesia", essa é minha arte... tocar a alma das pessoas, fazer elas sentirem e refletirem... e se eu consigo, estou satisfeito, se me chamam de poeta, eu aceito..."

Na minha alma essa sua papagaiada não faz nem cócegas. É por causa disso que a poesia é tão desprezada. Cada um que se auto-proclama "poeta"!!!

D. Diogo Klock disse...

mimimimimimi....
para de chorar meu.....

Sebastião Soares disse...

Nota-se certa impulsão é como se as palavras fossem gritadas em silêncio. Há uma aparente angustia por liberdade. Mas se submetem casualmente ao oculto...

Ótimo texto

Rafael disse...

"Um poder abstrato e influente,
Eis o poder da mente."
Apesar d ainda estar em êxtase,não há mençao doq podemos cometer.
Seres tão capazes e tão desprovidos de controle.
Isso vai além da nossa compreensão.
Parabéns pelo texto.

Thamires disse...

Pois é, somos dois
sumidos.
Essa falta de tempo que me mata a cada dia mais viu.
Estava com saudade de vir aqui :D

Como sempre textos lindos, inteligência extraordinária.

-
Grande beijo menino :*

Deborah O'Lins de Barros disse...

gostei do seu blog também, Diogo :-) faz juz aos selos recebidos. o contato está anotado, vou fazer um link do meu blog. vamos nos frequentar :-)

um abraço,
Deborah

Anônimo disse...

Adorei o texto, parabéns.
"Um poder abstrato e influente,
Eis o poder da mente."

Traduz totalmente o que a humanidade é... Os poderosos conseguem usar a mente para benefício próprio, para manipular. Enquanto outros, entram em conflito com a mente, com a realidade, e conseguem entender que podem encontrar a própria liberdade... De pensamento.

Mais uma vez, parabéns.